PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO AO MUNDO DO TRABALHO – PIMT
O que é Promoção da Integração ao Mercado de Trabalho?
Trata-se de um Programa que antecede o encaminhamento dos adolescentes e jovens ao mercado de trabalho, através da realização de oficinas, tais como: Preparação para o Mundo do Trabalho, dicas de Entrevista, Formação Cidadã…
As oficinas possibilitam a ampliação do universo informacional e propiciam vivências para o alcance da autonomia, do protagonismo social e para a promoção da integração e inserção no mundo do trabalho.
Considera-se que a função primeira da assistência social é a proteção do indivíduo garantindo direitos e vocalizando a população em vulnerabilidade e que a integração ao mundo do trabalho não é de responsabilidade exclusiva da assistência social, mas resultado da ação intersetorial de diversas políticas públicas. Busca reconhecer as capacidades e potencialidades dos indivíduos, promovendo o seu protagonismo na busca de direitos e espaços de integração relacionados ao mundo do trabalho, bem como o resgate de sua autoestima, autonomia e resiliência.
A partir daí a assistência social tenciona a demanda para a oferta de determinados serviços, inclusive os do sistema de trabalho, emprego e renda, garantindo a proteção social evitando a violação aos direitos dos trabalhadores. Os adolescentes e jovens de ambos os sexos podem alcançar a autonomia, o protagonismo social e a promoção e inserção no mundo do trabalho.
A Resolução CNAS 33/2012 estabelece que a promoção da integração ao mercado de trabalho deve ser entendida como a integração ao mundo do trabalho, sendo esse um conceito mais amplo e adequado aos desafios da assistência social. Com essa definição em mente, o Programa de Integração ao Mundo do Trabalho tem como objetivo: