DIRETORIA DO CAMP

Sergio de Mello Joviniano
PRESIDENTE

Advogado possui pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil e tem mais de 10 anos de experiência em sua formação. Entre 2010 e 2014, atuou principalmente no contencioso e consultivo de empresas do segmento de Petróleo e Gás. Desde julho de 2014, integra o escritório Scalfone Advogados. Sergio faz parte da diretoria do CAMP Mangueira desde 2017 e hoje é um dos conselheiros fiscais da instituição.

Cezar Kirszenblatt
VICE PRESIDENTE

Graduado em Engenharia Mecânica pelo Cefet/RJ, Pós-Graduado em Engenharia Mecânica pela Coppe/UFRJ, Especialista em Inteligência Empresarial e Gestão do Conhecimento pelo da Coppe/UFRJ. Atuou como Analista de Produtividade e Qualidade na Alexander Proudfoot do Brasil, em projetos para grandes e médias empresas no Brasil e Inglaterra, com Inovação e Acesso à Tecnologia no SEBRAE Rio. Participou de Conselhos Deliberativos, Diretores e Diretorias nas seguintes instituições: Conselho Deliberativo da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Empresarial de Tecnologia da Firjan,Conselho Diretor de Incubadoras de Empresas da Coppe/UFRJ,Diretoria de Relações com Micro e Pequenas Empresas na ABRH, Conselho Empresarial da Pequena e Média Empresa da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Conselho de Informações da Cidade do Rio de Janeiro, ligada ao Instituto Pereira Passos da Prefeitura da Cidade do Rio.

José Scalfone Neto
DIRETOR FINANCEIRO

Advogado trabalhista há quase 30 anos, José Scalfone Neto iniciou sua relação com o CAMP Mangueira com uma simples consultoria. Ao conhecer o propósito e missão da instituição em 2003, foi se envolvendo cada vez mais, se tornando presidente para o biênio de 2017-2019. Desde 2011 é o principal sócio do escritório Scalfone Advogados, que hoje capitaneia. Sua atuação na área de responsabilidade social inclui ainda a assessoria jurídica pro bono às atividades da Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH) e da Associação dos Patrulheiros do Rio de Janeiro (APERJ).

José Pinto Monteiro
DIRETOR ADMINISTRATIVO

José Pinto Monteiro é um dos fundadores do CAMP Mangueira e da Vila Olímpica da Mangueira, por toda sua vida vem lutando por importantes conquistas para os direitos da criança e do adolescente no Rio de Janeiro. Administrador e advogado, pós graduado em Politicas Publicas e MBA Executivo pela UFRJ, Gestão de Sistemas pela UFF e Gestão Esportiva pelo COB. Passou por instituições como XEROX, FIRJAN, AMCHAM, CMDCA-RJ, CEDCA-RJ e ABRH-RJ, foi professor da FGV-Rio, IBMEC e UFRJ por mais de 30 anos e hoje é diretor jurídico de sua consultoria JPMONTEIRO, além de atuar no Club de Regatas Vasco da Gama como VP do Departamento Infanto Juvenil em 3 mandatos.

Alexandre Milagres
DIRETOR 

Alexandre Milagres é médico especializado na Universidade de Estrasburgo (França), trabalhou no Ministério da Saúde por 35 anos, onde coordenou programas de residência médica, de controle do tabagismo e da tuberculose. Atua também como ativista da saúde, realizando advocacy junto aos poderes legislativo, judiciário e à imprensa em áreas ligadas a tabaco, AIDS, tuberculose, acidentes de trânsito e meio ambiente. Exerce também a atividade de diretor de Saúde Preventiva no Club de Regatas Vasco da Gama.

Marta Xavier
DIRETORA

Economista, graduada pela UFRJ, Mestre em Administração com MBA em Finanças pelo IBMEC/RJ e FGV/RJ, tem sólida experiência em Investimentos e Governança Corporativa adquirida nos 31 anos de     trabalho no Banco do Brasil e na Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (PREVI). Além de Gerente Executiva na PREVI, integrou o Conselho de Administração e o Comitê Financeiro de capital aberto. É Conselheira de Administração Certificada pelo IBGC, com ampla vivência no relacionamento institucional com agentes de mercado relevantes na comunidade de mercado de capitais.

Foi educadora da PREVI e da Universidade Corporativa do BB e Mentora do segmento gerencial da PREVI.

Luiz Felipe Bessa
DIRETOR 

Luiz Felipe Bessa é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi. Trabalhou com publicidade até 1998 e há mais de 20 anos atua na área Administrativa e Financeira.

Possui vasta experiência na área e desde 2017 é Gerente Administrativo e Financeiro do escritório Saleh Advogados Associados. Desde sua entrada no escritório vem trabalhando para a otimização dos gastos, renegociando contratos de terceiros, de prestadores de serviços e de aluguel. No início da pandemia apoiou a mudança da forma de trabalho, adotando o sistema híbrido.

Foi sócio e diretor administrativo e financeiro da Financial Credi, Financeira com sede em Botucatu e filiais em Bauru e em Jaú e do Curso Preparatório para Concursos Públicos e OAB, Veritas Consutoria e Treinamento – franqueado LFG na cidade do Rio de Janeiro.

Débora Nascimento
DIRETORA

Especialista em Carreiras, com grande expertise em Programas de Estágio, Lei de Estágio e Programas Trainee. Formada em Comunicação Social pela PUC-Rio, com pós-graduação em Marketing pela FGV-RJ, atua há 15 anos no Capacitare, como Diretora Geral, liderando as áreas de negócios, marketing e recrutamento e seleção. Durante 7 anos, foi diretora de Comunicação da Associação Brasileira de Recursos Humanos, no Rio de Janeiro. Foi palestrante convidada na Rio+20, conferência das Nações Unidas (ONU) para desenvolvimento sustentável, onde falou sobre “Green Jobs”. Em sua carreira, atuou em empresas como Infoglobo, NET e na segunda maior empresa da Dinamarca, a Oticon; além de participar de projetos como Rock in Rio e a Rio 2016. Analista PPA/DISC, com certificação internacional.

Marcos Jardim
DIRETOR 

Psicólogo, mestre em psicologia social e doutor em planejamento e política em educação, Marcos Jardim tem passagem pelo RH de empresas como CEG, Grupo Brascan, Grupo Sul América, Castrol do Brasil. Além disso, lecionou em graduação e pós-graduação de universidades como a UFRJ e a UFF. Coordenou o Projeto de Valorização do Envelhecimento – PROVE e foi um dos fundadores da Rede Latino-Americana de Pesquisa sobre Envelhecimento – LARNA. Passou pelos conselhos da ABRH; Instituto ORT do Brasil, Instituto Rogério Steinberg, conselhos Federal e Regional de Psicologia; Universidade Castelo Branco e Centro de Integração Escola-Empresa (CIEE).

Sylvia Terra
DIRETORA

Sylvia Terra é administradora graduada pela Estácio, pós graduada em gestão de Recursos Humanos pela FGV e Gestão do Conhecimento pela COPPE/UFRJ, coach e embaixadora Ikigai e certificada em Design Thinking e Points of You. Traz na bagagem a experiência em grandes empresas como Souza Cruz e Brasif, onde galgou degraus desde o Programa Trainee (na Brasif) até posições gerenciais, sempre na área de Recursos Humanos. Paralelamente, atuou como empresária, sendo sócia da Camargo Consultores Associados há mais de 16 anos. Voluntária em algumas ações sociais e mãe de 2 adolescentes, escolhe ver o lado bom das situações e das pessoas e escreve sobre isso no blog O Amor é Assim.

Diretora adjunta do CAMP Mangueira desde 2019, apoia as atividades extra muros e oferece oficinas de reflexão sobre carreira e futuro do trabalho para os jovens em formação.

Álvaro Cysneiros
DIRETOR

Graduado em Engenharia Elétrica e Telecomunicações e pós-graduado em Gestão de Projetos, em Produtividade e Qualidade e em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas. Mestrando em Economia e possui cursos de extensão em Wharton nos EUA e Cambridge na Inglaterra. Possui 30 anos de atuação no segmento de software e ampla experiência como docente em cursos de graduação e pós-graduação em Marketing Estratégico e Sistemas de Informação. Integra ainda a diretoria da Assespro Nacional. É conselheiro do Instituto Bola Pra Frente e do grupo Agilitá. Fundou a 7 Consulting em 2018 após 18 anos como executivo na TOTVS liderando a área internacional da multinacional brasileira em mais de 20 países. Atualmente, é CEO da 7 Consulting, consultoria boutique em Transformação Digital, vice-presidente da Assespro RJ após mandato como presidente, dentre várias outras atribuições.

Patrícia Pacheco
DIRETORA

Graduada em Psicologia (UFF), Pós-Graduada em Gestão de RH (UFF) e Mestre em Sistemas de Gestão com ênfase em Responsabilidade Social (UFF). Atua, há mais de 20 anos, na área de Recursos Humanos, com experiência nos segmentos de Consultoria, Indústria e Serviços, com ênfase na área de Serviços ao Cliente de Energia Elétrica, e no ramo de Seguros, Previdência e Capitalização. Responsável pela gerência dos subsistemas de Recrutamento & Seleção, Treinamento & Desenvolvimento, Cargos & Salários, Saúde, Segurança e QVT, Comunicação Interna, Programa de Estágio e Programa de Jovem Aprendiz e Administração de Pessoal da CAPEMISA Seguro de Vida e Previdência.

João Carlos Quintanilha
CONSELHEIRO FISCAL

Graduado em Administração pela FGV e Pós- Graduado em RH e Marketing. É um dos fundadores do CAMP Mangueira. Possui mais de 40 anos de experiência na área de Recursos Humanos, passando por marcas como Xerox, Procefet, Escritório Dannemann Siemsen Bigler & Ipanema Moreira e na Humanus Consultores Associados. Atualmente atua como Consultor de RH em empresas, com foco em educação, capacitação e desenvolvimento profissional, tendo gerenciado o Programa Petrobras Jovem Aprendiz com cerca de 2.500 jovens em todo o país.

Marli de Souza
CONSELHEIRA FISCAL

Psicóloga de formação, com forte atuação na área de Recursos Humanos, já foi vice-presidente da ABRH/RJ. Marli de Souza é envolvida com o CAMP Mangueira desde quando chefiou a área de RH do escritório Dannemann Siemsem Bigler & Ipanema Moreira, quando estimulou e obteve aprovação para uma parceria com o CAMP Mangueira, em junho de 1989 e que permanece até hoje. Participa diretamente da instituição desde 1997 tendo sido Presidente do CAMP por 13 anos consecutivos.

Soraia Ghassan Saleh
CONSELHEIRA FISCAL

Soraia Saleh é advogada formada pela PUC-SP e pós-graduada em Direito do Trabalho pela Cândido Mendes, tendo assim experiência com contencioso empresarial, contratual, civil e trabalhista, além de prestar consultoria nesta última área. Atualmente, além de sócia de um escritório com mais de 20 anos de história, também é diretora administrativa do CAMP Mangueira. Iniciou o trabalho na instituição em 2003, para auxiliar em questões jurídicas e, com o advento da Lei do Menor Aprendiz e a adequação do CAMP à lei, passou a fazer parte da diretoria contribuindo efetivamente com o desenvolvimento do programa.

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